Imagine a seguinte situação. Você tem um portfólio impressionante e uma ideia revolucionária para apresentar para seu cliente. Você passou horas a fio em pesquisas e compreendendo a necessidade do seu cliente. Investiu tempo para colocar sua ideia no papel e está prestes a apresentar o projeto. Você só tem uma chance de impactar.
O jeito como você expõe sua visão pode ser decisivo entre conquistar um contrato e vê-lo escorregar por entre os dedos.
Se você é um arquiteto, designer ou engenheiro e quer desenvolver um projeto que seja um caso de sucesso, saiba que o momento da apresentação é a porta de entrada para a mente e o coração dos seus clientes.
Apresentar um projeto vai além de falar sobre detalhes técnicos. É, na verdade, a melhor oportunidade para aumentar o valor percebido da sua ideia e solução.
Isso porque você não está apenas vendendo um design ou plano, você está vendendo confiança, habilidade e, acima de tudo, um sonho. Para tornar essa experiência verdadeiramente transformadora, separamos algumas dicas para te ajudar:
Alinhe as expectativas do cliente desde o início
Tenha um modelo de slides padrão para manter a consistência em suas apresentações.
Comece com uma explanação geral, dando uma visão panorâmica do que será abordado.
Assegure ao cliente que você compreendeu e internalizou completamente as suas necessidades.
Defina o conceito e garanta a unidade do projeto
Defina e apresente o briefing e o conceito central de seu projeto.
Garanta que haja uma coesão em todo o projeto (estabeleça a unidade).
Use o conceito para criar um fio condutor (uma narrativa) ao longo da apresentação, facilitando o entendimento do cliente.
Priorize um conteúdo claro e um visual impactante
Utilize uma variedade de imagens: plantas, projeções, vídeos, cortes, fachadas, croquis e maquetes 3D. Importante: Sem sobrecarregar demais o layout dos slides ou páginas da apresentação. Uma ou duas ideias, no máximo, por slide já ficará mais clean e didático.
Procure se manter atualizado sobre novas tecnologias de mídias e, se possível, use animações para tornar a apresentação mais dinâmica.
Destaque aspectos relevantes das necessidades contempladas (revelando sua motivação).
A quantidade ideal de imagens varia entre quatro e seis por slide/seção.
Fomente a interatividade na comunicação
Mantenha a apresentação descontraída. Procure oscilar o tom de voz, agregue um pouco de humor e procure fazer perguntas de vez em quando.
Evite jargões técnicos, mas não hesite em ensinar novos termos com explicações breves.
O tempo ideal é por volta de 1h (ou menos). Esteja preparado para apresentar no menor tempo possível.
Fomente a interação: Abra um espaço final para perguntas e questionamentos.
Construa credibilidade e inspire confiança ao longo da apresentação
Utilize provas sociais, depoimentos, experiências e até mesmo prêmios (individuais ou da empresa) para reforçar sua autoridade no assunto.
Para demonstrar experiência e autoridade você também pode recorrer a projetos anteriores. Pode explicar, por exemplo, como as soluções propostas, na ocasião, se relacionam com o novo projeto.
Esteja preparado para sugestões, ressalvas e pedidos de modificação.
Organize sua documentação e garanta uma entrega eficaz
Prepare a documentação – Seja abrangente. Reúna desde plantas e fotos até estimativas de custo.
Considere entregar uma apostila ou um livro ilustrado com todas as informações ao cliente.
Detalhe orçamentos, prazos de entrega e outras especificações contratuais para evitar desentendimentos.
Finalize com impacto e planeje o pós-apresentação.
Esteja aberto para responder a dúvidas e questionamentos após a apresentação.
Se necessário, organize reuniões adicionais para discutir soluções alternativas ou detalhes.
Entenda que uma boa apresentação é parte integrante do planejamento estratégico de um escritório (assim como o seu ou o nosso 😉).
Fazer uma boa apresentação de projeto pode ser um desafio. Mas se você seguir as dicas acima, você terá mais confiança e irá aumentar o valor percebido do seu projeto.
Imagine um cliente que fica tão impressionado com sua apresentação que ele não consegue parar de falar sobre isso.
Ele vê o valor, a visão e a paixão que você trouxe à mesa. Isso é completamente alcançável seguindo as dicas acima.
Gostou das dicas?
Implemente na sua próxima apresentação de projeto. Se possível, conte nos comentários o que você gostou ou que você escolheu agregar na sua apresentação.
Lembrando que a forma e sequência das dicas podem variar conforme sua preferência e a natureza do projeto. No entanto, seguir essas diretrizes, pode aumentar significativamente a eficácia da sua apresentação e a percepção do seu cliente no seu trabalho.
E se quiser elevar ainda mais o nível do seu trabalho, não hesite em buscar parceiros que compartilhem da mesma paixão e profissionalismo que você. Você pode começar conhecendo as Soluções da Embeleze Glass.